Atenção Primária em Saúde é a porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, há um complexo e extenso trabalho por todos os componentes da APS, para organizar e qualificar os dados da Saúde.
Em 12 de novembro de 2019 o Ministério da Saúde emitiu a Portaria Nº 2.979, modificando o modo de financiamento da Saúde Pública, através do Previne Brasil. Esse programa contempla os investimentos do ministério nos municípios através da produção, informada a partir de alguns pressupostos explanados na portaria, como o fato dos investimentos se darem a partir de 3 categorias: Capitação Ponderada, Indicadores de Desempenho e Ações Estratégicas, além da forma de avaliação por quadrimestre, entre outros detalhes.
Monteiro e os Indicadores de Desempenho
A categoria de Indicadores foi muito trabalhada pela gestão da saúde de Monteiro, visto que, além de motivo de financiamento, os indicadores servem como um guia para as dificuldades e problemas enfrentados pela população.
Desde a implantação do Previne Brasil houve uma preocupação muito importante com a qualidade no atendimento da população e na transmissão das informações geradas nesses atendimentos.
Realizamos capacitações com os profissionais de saúde para qualificar os preenchimentos dos dados dentro do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
A utilização do PECSUS Monitor também foi bastante relevante na agilidade dos trabalhos juntos aos profissionais, permitindo o acompanhamento das produções de perto.
Quando a gestão tem a possibilidade de manter o foco em seu trabalho, o resultado aparece:
“Selo “Atenção Primária de Qualidade” reconhece iniciativa de 225 municípios brasileiros” –CONASEMS
“Monteiro é contemplada com o certificado de reconhecimento da atenção primária à saúde” –Vitrine do Cariri
Os municípios contemplados atingiram nota 7 em todos os indicadores. Dos 223 municípios da Paraíba, apenas quinze foram contemplados, sendo Monteiro um dos três de todo o Cariri. Dentre os critérios estão:
• Consultas de pré-natal;
• Atendimento odontológico na gestação;
• Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
• Cobertura de exame citopatológico;
• Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
• Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.