Monteiro – Previne Brasil – CBA Ityhy

Realize a Transformação Digital da Saúde em seu município através de uma implantação completa do eSUS PEC,

Galeria

Contatos

Rodovia BR-230, 11034, Sala M11B, CEP 58108-012, Renascer, Cabedelo - PB

contato@cbaityhy.com.br

83 3015 5088

PUBLICADO:
10 de Agosto de 2021
Categoria:
Previne Brasil
Município:
Monteiro

Introdução

A

Atenção Primária em Saúde é a porta de entrada do cidadão ao Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, há um complexo e extenso trabalho por todos os componentes da APS, para organizar e qualificar os dados da Saúde.

Em 12 de novembro de 2019 o Ministério da Saúde emitiu a Portaria Nº 2.979, modificando o modo de financiamento da Saúde Pública, através do Previne Brasil. Esse programa contempla os investimentos do ministério nos municípios através da produção, informada a partir de alguns pressupostos explanados na portaria, como o fato dos investimentos se darem a partir de 3 categorias: Capitação Ponderada, Indicadores de Desempenho e Ações Estratégicas, além da forma de avaliação por quadrimestre, entre outros detalhes.

 

Monteiro e os Indicadores de Desempenho

A categoria de Indicadores foi muito trabalhada pela gestão da saúde de Monteiro, visto que, além de motivo de financiamento, os indicadores servem como um guia para as dificuldades e problemas enfrentados pela população.

Desde a implantação do Previne Brasil houve uma preocupação muito importante com a qualidade no atendimento da população e na transmissão das informações geradas nesses atendimentos.

Realizamos capacitações com os profissionais de saúde para qualificar os preenchimentos dos dados dentro do Prontuário Eletrônico do Cidadão.

A utilização do PECSUS Monitor também foi bastante relevante na agilidade dos trabalhos juntos aos profissionais, permitindo o acompanhamento das produções de perto.

Quando a gestão tem a possibilidade de manter o foco em seu trabalho, o resultado aparece:

 

“Selo “Atenção Primária de Qualidade” reconhece iniciativa de 225 municípios brasileiros”
–CONASEMS

“Monteiro é contemplada com o certificado de reconhecimento da atenção primária à saúde”
–Vitrine do Cariri

Os municípios contemplados atingiram nota 7 em todos os indicadores. Dos 223 municípios da Paraíba, apenas quinze foram contemplados, sendo Monteiro um dos três de todo o Cariri. Dentre os critérios estão:

• Consultas de pré-natal;

• Atendimento odontológico na gestação;

• Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;

• Cobertura de exame citopatológico;

• Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;

• Acompanhamento de pessoas hipertensas; e

• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.